Linha de polpa de tomate em pedaços "pezzettoni"

Linha de polpa de tomate em pedaços "pezzettoni"

As linhas de processamento de tomate TFM foram especificamente desenvolvidas para a produção de derivados de tomate em pedaços, ideais para a utilização em molhos prontos, os quais são o segmento que mais cresce no mercado de atomatados. Agregando tomate fresco ao molho pronto se obtém uma qualidade superior, além dos custos inferiores como resultado da utilização de um produto não concentrado na formulação final.

Para a preparação de um semi-industrializado que possa ser a base de todos os molhos prontos, são necessárias três etapas de processo:

  • Linha de produção do triturado com separação de pele e sementes
  • Linha de formulação
  • Linha de envase asséptico

 

Linha de produção do triturado:

A primeira etapa da linha é composta pelo sistema de recebimento, lavagem e seleção. O tomate já devidamente selecionado é submetido ao aquecimento superficial para separar a pele da polpa. Em seguida o colapsador prensa o tomate para expulsar o suco interno juntamente com as sementes. Na saída os frutos se apresentam de forma achatada de espessura de aproximadamente 20 mm, com a pele solta, sementes e sucos separados.

O Extrusor é composto de dois tambores perfurados contrapostos, os quais provocam uma laminação no produto. Os dois tambores comprimem os frutos achatados contra as respectivas superfícies perfuradas, provocando a extrusão da polpa através dos furos. A pele também comprimida entre os tambores permanece na superfície dos mesmos, onde é recolhida na parte inferior por meio de escovas rotantes tangenciais. A ação de extrusão ou passagem da polpa através dos furos provoca uma trituração da mesma, em dimensão proporcional ao diâmetro dos furos.

Todos os resíduos separados no processo de prensagem, como suco e sementes, são recolhidos e enviados através de uma bomba positiva para a linha de suco concentrado existente. O produto em seguida é formulado em tanque de processo e enviado para pasteurização e envase asséptico.

 

Linha de formulação:

A segunda etapa do processo, é a formulação do tomate triturado com polpa concentrada para se obter o composto padronizado relativamente ao brix final exigido na formulação dos molhos.

O processo de formulação é feito utilizando tanques encamisados posicionados em plataformas. Após a adição do triturado, da polpa concentrada e aditivos, o produto é aquecido até a temperatura indicada para sucessivamente ser encaminhado ao envase asséptico.

 

Linha de envase asséptico:

A linha asséptica para molhos formulados TFM é projetada levando em consideração o tratamento delicado da polpa triturada evitando o excesso de laminação que prejudica a qualidade final e desintegra os pedaços de tomate. Passagens amplas e válvulas adequadas mantem a característica do produto até o envase da bolsa asséptica. As enchedoras assépticas TFM já são dotadas de bocais de 2” justamente para não prejudicar o produto com essas características.

 

Linha_tomate_triturado_(2).JPG
20170726_141140.jpg
20170726_141756.jpg
Linha_tomate_triturado_(1).jpg
20170726_141609.jpg
20170726_141210.jpg
Linha_tomate_triturado_(3).JPG
Linha_tomate_triturado_(4).JPG
Linha_tomate_triturado_(5).JPG
Linha_tomate_triturado_(6).JPG
Linha_tomate_triturado_(9).jpg
Linha_tomate_triturado_(10).jpg
Linha_tomate_triturado_(8).JPG

Apis Flora – Linha de Própolis Concentrado

Em 2019 concluímos a entrega de uma linha de produção de própolis concentrado mediante extração alcoólica e posterior evaporação sob vácuo. O processo requer que o própolis, proveniente do apiário em forma de cera, seja agregado ao álcool de cereais dentro de um tanque de processo projetado especificamente para essa finalidade. No do tanque de mistura, o produto mantido constantemente em agitação, passa por sucessivas operações de aquecimento e resfriamento durante muitas horas. Após esse período, o própolis estará diluído. A borra que decanta é descartada e o produto enviado ao concentrador para a evaporação do álcool e concentração do própolis. O Bule de concentração promove evaporação sob vácuo, o álcool evaporado é recuperado em um condensador indireto e reenviado ao tanque de acúmulo de álcool. O produto final é o própolis puro e concentrado. Todos os equipamentos foram construídos seguindo normas de segurança para atmosfera explosiva e certificação ATEX. Atualmente a linha se encontra em perfeito funcionamento, agregando valor para nosso cliente.

Demerara – Linha 1000 Multifruta

Entre 2020 e 2021 concluímos a entrega de uma linha 1000 Multifruta para a empresa Demerara localizada na Guiana. Essa parceria representou um marco importante na indústria de processamento de frutas da região, e merece o devido destaque.

Feiras com a participação da Tropicalfood Machinery em 2023

Feiras com a participação da Tropicalfood Machinery em 2023