Central CIP
Central CIP
O sistema centralizado de CIP oferece total segurança de limpeza, por empregar recirculação de detergentes e sanitizantes em temperaturas apropriadas, além de garantir uma velocidade de arraste em superfícies, superiores ao necessário, bem como velocidades que garantem a turbulência necessária para limpeza de tubos e conexões.
A Central CIP permite a redução de até 40% do consumo de água potável na limpeza, quando utilizando o tanque de água recuperada. O consumo de água no enxague pode ser programado para o mínimo, garantindo o tempo necessário determinado a partir da análise da água residual pelo laboratório, que garanta a completa remoção dos detergentes e sanitizantes, assim como o primeiro enxague arraste as sujidades existentes.
A Central CIP permite recuperar os detergentes e sanitizantes descartados no ciclo de limpeza do sistema asséptico, reduzindo ao máximo o consumo desses materiais na limpeza de tanques e tubulações.
O ciclo de limpeza completo de trechos de tubulações ou de tanques emprega as seguintes etapas:
O sistema pode ser fornecido com automação completa ou parcialmente automatizado, de acordo com a necessidade do cliente.
O dimensionamento do sistema é customizado de acordo com a necessidade de cada planta ou linha de processo.
Lançamento: Enchedora EA-2C-SB – Agro
A Enchedora Asséptica – Versão AGRO foi desenvolvida para processos de envase Bag in Box destinados ao setor agrícola, atendendo aplicações como biofertilizantes, inoculantes, produtos vivos, fertilizantes líquidos e insumos similares. Esta versão utiliza ozônio para esterilização, garantindo a integridade microbiológica do processo e oferecendo um ambiente controlado para produtos sensíveis. Compatível com bags assépticos de 3 a 20 litros, a solução assegura precisão de enchimento e estabilidade do produto ao longo de todo o ciclo de envase.
Lançamento: Enchedora EA-2C-SB – Versões Agro e Dairy
A Tropical Food Machinery, de Pouso Alegre (MG), lança novas enchedoras assépticas Bag in Box nas versões Agro e Dairy. A versão Agro utiliza ozônio para esterilização, ideal para inoculantes e biofertilizantes. A versão Dairy usa peróxido de hidrogênio, garantindo segurança no envase de bases lácteas e produtos Low Acid. Os produtos de baixa acidez atendem às normas da FDA (EUA), assegurando qualidade e exportação. A TFM mantém também a versão Asséptica padrão, para polpas e tomate. Mais versatilidade e a mesma excelência em engenharia — Tropical Food Machinery.